sábado, 4 de setembro de 2010

A Lua De Joana




A Lua De Joana é uma livro que  fala sobre a dependência da droga.
Este livro conta a história de Joana que depois de ver a sua melhor amiga (Marta) morrer devido a uma overdose nunca mais foi a mesma pessoa...
O pai de Joana era um médico prestigiado que passava a vida em reuniões. A mãe de Joana tinha uma loja e passava o tempo todo preocupada com o seu outro filho (irmão de Joana, que se chamava Jorge, mas Joana tratava-o por pré-histórico devido à maneira com se vestia e como se comportava), só resta a avó Ju, que era a única pessoa que falava com Joana, que a compreendia e que a aconselha-va. Mas a avó Ju acabou por morrer devido a uma doença, o que deixou Joana muito abalada pois agora não tinha ninguém com quem conversar.
Joana escrevia uma espécie de um diário onde contava tudo o que lhe acontecia, Joana sentia que ao escrever nesse diário falava com Marta e começava a perceber porque é que Marta tinha everdado pelos caminhos da droga.
Marta tinha um irmão, Diogo, que tempos depois da morte de Marta começou a namorar com Joana.
Diogo andava com umas companhias muito estranhas, uma das suas amigas era Rita.
 Rita quando conheceu Joana contou-lhe que era amiga de Marta, a partir daí Rita e Joana tornaram-se muito amigas isto até Joana descobrir que Diogo e Rita também se drogavam. Joana a principio ficou chatiada, mas percebeu que o melhor a fazer era ajudar Diogo a largar o vicio.
Mas Joana não sabia que ao ajudar Diogo estava a prejudicar-se, isto porque Joana também ficou dependente da droga, e para continuar a consumir teve de vender tudo o que tinha, até uns brincos de familia que a avó Ju lhe tinha dado.
Joana nem parecia a mesma, estava muito magra, tinha feito uma tatuagem no pulso, tinha cortado o cabelo...ou seja já não era a mesma pessoa, já não era aquela menina muito prestavél, muito inteligente que estava sempre pronta ajudar os outros.
Joana foi internada e Diogo também, mas ficaram proibídos de se verem.
Joana finalmente percebeu o porquê de Marta ter everdado pelos caminhos da droga, e finalmente conseguiu perdoá-la.
Apesar de todo o esforço feito por todos Joana acabou por morrer também vitima de uma overdose.


Sem comentários:

Enviar um comentário